sexta-feira, 19 de março de 2010

Enquanto ainda é tempo

Pq a maioria das pessoas abre mão tão fácil daquilo que chamam de amizade ou daqueles que denominam como sendo seus amigos? Me parece tudo tão contraditório. Vale a pena lutar por algo importante, por quem te faz bem, por tudo aquilo que representa. E os amigos costumam ser assim! Mas isso não quer dizer que sejam perfeitos ou que nunca vão nos decepcionar. Muito pelo contrário! Quanto mais a gente se aproxima de alguém maior o risco disso acontecer. É muito mais fácil bater em alguém que tá do nosso lado. Costumam acontecer movimentos involuntários (ou não) que acabam machucando.

Todo mundo erra e perdoar faz parte do "ser" amigo. Todo mundo briga, mas é preciso saber pedir desculpas. Todo mundo tem momentos ruins, o importante é sentir que mesmo não estando bem, você tem alguém em quem confiar. Alguém que vai te entender (ou pelo menos tentar), que vai te apoiar e que não vai desistir de vc.

Ser amigo é estar junto nas horas felizes, mas principalmente nos momentos ruins. Mesmo que você não saiba o que dizer, mesmo que você não tenha mesmo o que dizer, mesmo que o seu forte não seja dar conselhos. Na maioria das vezes não é preciso dizer nada, só o fato de ter alguém que escute quando você fala ou te abrace enquanto você chora, faz toda a diferença. Ser amigo é saber respeitar o espaço, mantendo uma distância segura caso ocorra alguma emergência. É saber cuidar sem sufocar, é perguntar sem se intrometer, é se intrometer mesmo quando é preciso.

Ser amigo é um monte de coisa que eu nem sempre sei fazer e, por isso, nem sempre espero que os outros façam. Mas isso não quer dizer que eu não quero que façam e que eu não queira fazer. Só me falta um pouco de jeito, mas eu tenho tentado.

Pq eu não quero perder pra dar valor, então, vou valorizar pra não perder!

Um comentário: